Dona da Tranquilidade compra a Açoreana

por Ana Sanlez - RTP
A seguradora Açoreana fazia parte dos activos do Banif e estava à venda antes da resolução do banco madeirense. Tiago Petinga - Lusa

A confirmação do acordo saiu esta segunda-feira da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF). Os valores do negócio e da capitalização ainda não são conhecidos.

Uma breve nota publicada pelo supervisor do sector informa que “foram estabelecidos entre a Apollo Global Management e os acionistas da Açoreana Seguros, S.A., os termos de um pré-acordo de venda e capitalização da Açoreana Seguros, S.A”, seguradora que era propriedade do Banif e que estava à venda antes da resolução do banco, por ser considerada uma “sociedade operacional descontinuada”.

Os valores do negócio e da capitalização ainda não são conhecidos. Em janeiro soube-se que a seguradora precisava de um aumento de capital na ordem dos 50 milhões de euros. As contas de 2014 da seguradora revelam que a Açoreana poderia perder 40 milhões de euros referentes a investimentos no Banif.

A Açoreana é detida em 52,3 por cento pela Soil SGPS, empresa da família Roque, e em 47,7 por vento pela Oitante, a entidade pública que ficou com os ativos do Banif descartados pelo Santander.
Fusão com a "Tranquilidade"
O processo exclusivo de negociação com o fundo norte-americano, liderado pelo Citibank, decorria há duas semanas. Além da Apollo, também a seguradora portuguesa Caravela e o grupo Allianz manifestaram interesse na compra da Açoreana.

O objetivo do supervisor do sector, bem como dos sindicatos e da comissão de trabalhadores, é assegurar a continuidade dos 700 postos de trabalho. O tema foi discutido no Parlamento no final de janeiro, com o ministro das Finanças a assegurar que “a proposta que está a ser negociada, do ponto de vista da manutenção dos postos de trabalho, não tem prevista nenhuma perda de emprego”, afirmou então Mário Centeno, referindo-se à Apollo.

A Apollo já tem experiência no sector dos seguros em Portugal. Em janeiro de 2015 fechou com o Novo Banco a compra da Tranquilidade. As duas seguradoras deverão agora ser integradas numa só empresa, sendo que se mantém a marca Açoreana, fundada em 1892. O fundo norte-americano ocupará o segundo lugar em termos de prémios de seguros em Portugal, atrás da Fidelidade, detida pelo grupo chinês Fosun.

No primeiro semestre de 2015 a Açoreana registou um prejuízo de 1,5 milhões de euros.
Tópicos
pub