Economia abranda e cresce 0,9% no primeiro trimestre

por RTP
Pedro A. Pina - RTP

O Produto Interno Bruto aumentou 0,9 por cento em volume no primeiro trimestre de 2016. Um valor que representa uma desaceleração face ao crescimento registado no último trimestre de 2015 (1,3 por cento). Na avaliação em cadeia, ou seja em relação aos últimos três meses de 2015, o PIB cresceu 0,2 por cento.

Os dados foram revelados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, que assim reviu em alta ligeira a estimativa que tinha feito já este mês. O INE aponta que o consumo privado acelerou e o consumo público manteve o ritmo de crescimento do trimestre anterior.

A estimativa rápida apontava para um crescimento de 0,8 por cento no primeiro trimestre, em termos homólogos. Afinal, o PIB cresceu 0,9 por cento nos primeiros três meses do ano.

A justificar o abrandamento está um contributo negativo da procura externa líquida em 1,1 pontos percentuais, tendo-se verificado uma desaceleração das exportações e das importações. Em termos homólogos, as exportações cresceram 2,2 por cento no primeiro trimestre, quando tinham crescido 2,8 por cento no trimestre anterior.

As importações aumentaram 4,6 por cento, número que compara com o crescimento de 5,3 por cento dos últimos três meses de 2015.

A procura interna cresceu dois por cento, um valor inferior aos 2,4 por cento registados no último trimestre de 2015. Mesmo assim, a procura interna contribuiu positivamente em dois pontos percentuais para o crescimento do PIB. O contributo é inferior ao do trimestre anterior, devido à redução do investimento.

Tópicos
pub