Economia portuguesa cresceu 1,5% em 2015

por Sandra Salvado - RTP
Comparativamente com o terceiro trimestre, o PIB registou uma variação de 0,2 por cento em termos reais Hugo Correia - Reuters

A economia portuguesa cresceu 1,5 por cento no ano passado, após uma taxa de 0,9 por cento em 2014, traduzindo um contributo menos negativo da procura externa líquida, estima o Instituto Nacional de Estatística.

São estes os principais dados da estimativa rápida referente às contas nacionais trimestrais do quarto trimestre de 2015, que permitem ao INE apresentar uma evolução do Produto Interno Bruto no conjunto do ano passado.

O contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB diminuiu no quarto trimestre, traduzindo em larga medida a desaceleração do investimento.



A procura externa líquida registou um contributo negativo inferior ao observado no terceiro trimestre, refletindo a desaceleração das importações de bens e serviços, mais do que que a das exportações de bens e serviços.

De acordo com os dados do INE, comparativamente com o terceiro trimestre, o PIB registou uma taxa de variação de 0,2 por cento em termos reais.



O INE adiantou ainda que o contributo da procura interna foi negativo em resultado da redução do investimento, ao passo que a procura externa líquida contribuiu positivamente, devido ao crescimento das exportações de bens e serviços.

Os resultados correntes das Contas Nacionais Trimestrais do quarto trimestre de 2015 serão divulgados no próximo dia 29 de fevereiro.
Tópicos
pub