Economia portuguesa cresceu 1,5 por cento no segundo trimestre

por RTP
Pedro A. Pina, RTP

A economia portuguesa cresceu 1,5 por cento no segundo trimestre de 2015 face ao período homólogo e registou um crescimento em cadeia de 0,4 por cento, segundo números hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os números hoje divulgados estão em linha com a estimativa rápida das contas nacionais trimestrais, divulgada a 14 de agosto pelo INE, segundo as quais o Produto Interno Bruto (PIB) registou um aumento homólogo de 1,5 por cento no segundo trimestre deste ano, uma taxa de variação "idêntica à observada no primeiro trimestre".

O contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB passou de 1,8 pontos percentuais no primeiro trimestre para 3,4 no segundo.

A procura externa líquida registou um contributo negativo significativo - de -1,9 pontos percentuais - para a variação homóloga do PIB, verificando-se uma aceleração das Importações de Bens e Serviços a um ritmo superior ao das Exportações de Bens e Serviços.

Em termos nominais, o Saldo Externo de Bens e Serviços reduziu-se no segundo trimestre, passando de 1,0 por cento do PIB nos primeiros três meses do ano para 0,2 por cento.

Comparativamente com o trimestre anterior, o PIB aumentou 0,4 por cento em termos reais.

O contributo da procura interna foi positivo, refletindo principalmente o crescimento do consumo privado, enquanto o contributo da procura externa líquida foi negativo.

 

(com Lusa)

pub