Economia recupera no último trimestre de 2013 mas completa ano em perda

por RTP
Rafael Marchante, Reuters


A economia portuguesa cresceu 1,6 por cento no quarto trimestre de 2013, face ao mesmo período do ano anterior, invertendo a tendência de contração homóloga registada há 11 trimestres, dizem os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística. Ainda de acordo com o INE, no conjunto do ano de 2013, a economia registou uma queda de 1,4 por cento. É no entanto um número que revela franca melhoria face à queda anual de 3,2 por cento em 2012.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam a inversão da tendência de contração homóloga que vinha sendo registada há 11 trimestres. De acordo com a estimativa rápida do Produto Interno Bruto (PIB), este crescimento homólogo de 1,6 por cento no último trimestre de 2013 seguiu-se a uma redução de 0,9 por cento observada no trimestre anterior.

O INE justifica esta evolução com a recuperação da procura interna, "que apresentou um contributo positivo para a variação homóloga do PIB, o que não se verificava desde o quarto trimestre de 2010, refletindo principalmente o comportamento do consumo privado".

Acrescenta o INE que a procura externa líquida teve um contributo positivo "devido à aceleração das exportações de bens e serviços".

Comparativamente com o trimestre anterior, o PIB aumentou 0,5 por cento em termos reais entre outubro e dezembro do ano passado, tendo registado um crescimento em cadeia pelo terceiro trimestre consecutivo (+0,3 por cento no terceiro trimestre e +1,1 por cento no segundo trimestre de 2013).

Tópicos
pub