Eduardo Catroga afirma que Portugal tem 8 mil milhões de euros de despesa a mais

| Política
Eduardo Catroga afirma que Portugal tem 8 mil milhões de euros de despesa a mais

Foto: Antena1

O antigo ministro das Finanças Eduardo Catroga considera que Portugal tem um excesso de despesa de 8 mil milhões de euros, ou seja, o dobro do que o governo quer cortar.

Em entrevista ao jornalista da Antena1 Nuno Rodrigues, Eduardo Catroga refere que “temos excesso de despesa de 8 mil milhões de euros”. “Não aguentamos uma despesa pública total superior à riqueza anual em 40 por cento e estamos com 46 a 47 por cento”, avisa.

Quanto ao tempo que Portugal precisa a mais para corrigir o défice, Eduardo Catroga defende que “não basta hoje renegociar com a ‘troika’ um novo ritmo de execução orçamental, mais um ano ou mais dois”. “Para mim até seria mais dois. Para partir de 11 por cento para chegar a 2 por cento [de défice] precisamos no mínimo de seis anos para um ritmo adequado”, argumenta.

(com Sandra Henriques)

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma sondagem da Universidade Católica aponta para o fim da hegemonia laranja na Madeira, apesar da vitória do PSD nas regionais (38%) do próximo domingo.

Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.