Eficiência do uso da água na agricultura aumentou 30% nos últimos dez anos

| Economia

A ministra da Agricultura e Mar, Assunção Cristas, disse hoje que a eficiência do uso da água na agricultura aumentou 30% nos últimos dez anos, atribuindo a melhoria à evolução do regadio.

Segundo a ministra, que está no Parlamento a debater o Orçamento do Estado na especialidade, este uso eficiente da água por hectare de rega "tem a ver com o conhecimento e a tecnologia".

Assunção Cristas defendeu, por isso, que apoiar a reconversão de sistemas antigos de regadio, para os tornar mais eficientes, é também uma forma de promover um desenvolvimento mais sustentável.

O Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água (PNUEA), aprovado no ano passado, contempla 87 medidas para uso eficiente da água, prevendo uma poupança de 38,5 milhões de euros no setor urbano, de 47,3 milhões no setor agrícola e de 15,2 milhões no setor industrial.

 

 

Tópicos:

Eficiente,

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma sondagem da Universidade Católica aponta para o fim da hegemonia laranja na Madeira, apesar da vitória do PSD nas regionais (38%) do próximo domingo.

Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.