Empresa da Lousã concebe videojogo para defender água potável no mundo

por Lusa

Lousã, Coimbra, 17 set (Lusa) -- Uma empresa cultural da Lousã concebeu um videojogo que visa sensibilizar os utilizadores para a importância da água potável e apoiar uma organização internacional que trabalha com esse objetivo, anunciou hoje o promotor da iniciativa.

"Com este jogo didático, pretendemos consciencializar as pessoas para o valor da água para consumo humano, mas também gerar doações para solidariedade", adiantou à agência Lusa João Carlos Ramalheiro, diretor da Insignio Labs.

O novo produto da firma da Lousã, no distrito de Coimbra, foi designado "Water heroes -- A game for change" ("Heróis da água -- Um jogo para a mudança").

Segundo João Carlos Ramalheiro, professor de música, trata-se de "um jogo do tipo `puzzle`, inspirado em jogos de correspondência de peças", devendo a empresa "doar sempre, pelo menos, 50% da receita das vendas", margem que será de 100% "nos meses que se seguirem ao seu lançamento" no mercado.

"Para financiar o desenvolvimento do Water Heroes, lançámos uma campanha exclusiva de angariação de fundos na plataforma `online` Indiegogo, em que os financiadores irão influenciar as nossas estratégias de doação", afirmou.

Numa primeira fase, "este dinheiro, 45 mil euros, irá ser investido na empresa para possibilitar o desenvolvimento que falta" para concluir o projeto do videojogo.

"Após o seu lançamento, iremos doar até 100% das nossas receitas para projetos de caridade relacionados com a preservação da água", disse o empresário.

A Insignio Labs está a negociar a contratualização das doações à fundação alemã Saving an Angel, que tem investimentos, no Equador, na área da preservação da água potável, ao abrigo do projeto "Clearwater".

No ano passado, João Carlos Ramalheiro começou a vender na internet, para todo o mundo, um videojogo para "revolucionar o ensino da música" às crianças.

Disponível para diferentes plataformas digitais, a aplicação "Oratio`s Flute Master", produzida pela sua empresa, foi premiada pela Microsoft Portugal, em fevereiro de 2014.

Tópicos
pub