Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Empresa turca que procura novos jazigos de minerais instalada em Aljustrel

por Lusa

Aljustrel, Beja, 12 out (Lusa) - A empresa turca de exploração mineira que prevê investir 7,6 milhões de euros em três anos para procurar novos jazigos de minerais no Alentejo escolheu a vila de Aljustrel para se instalar em Portugal, foi hoje anunciado.

Segundo o município alentejano, num comunicado enviado à agência Lusa, a Eczacibasi ESAN, que já está a desenvolver trabalhos de prospeção e pesquisa na concessão do Monte das Mesas, em Aljustrel, no distrito de Beja, vai instalar-se no Centro Municipal de Micro Empresas da vila.

O presidente da Câmara de Aljustrel, Nelson Brito, disse hoje à agência Lusa ser "motivo de orgulho" o município receber "a sede profissional e o quartel general" da Eczacibasi ESAN em Portugal, que poderá criar "entre 15 a 20 postos de trabalho" na fase de prospeção e pesquisa.

Segundo o autarca, os trabalhos de prospeção e pesquisa em Aljustrel são "importantes, porque representam a possibilidade de exploração de mais uma mina", o que, a concretizar-se, irá "abrir mais uma janela de oportunidade" no âmbito da extração mineira e significar "mais emprego e distribuição de riqueza no concelho".

A Eczacibasi ESAN vai desenvolver trabalhos de prospeção e pesquisa em três áreas na Faixa Piritosa Ibérica, no Alentejo, ao abrigo de um contrato assinado em fevereiro deste ano com a EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro e que vai implicar um investimento mínimo de 7,6 milhões de euros em três anos.

Os trabalhos vão decorrer nas concessões do Monte das Mesas (Aljustrel) e de São Pedro das Cabeças (Castro Verde), no distrito de Beja, e de Alcácer, no concelho de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal.

Além do contrato geral para as três áreas, assinado em fevereiro, as duas empresas já assinaram o contrato específico relativo à concessão do Monte das Mesas e, por isso, a Eczacibasi ESAN já começou os trabalhos de prospeção e pesquisa na área, adiantou hoje à Lusa fonte da EDM.

Segundo a fonte, a Eczacibasi irá arrancar com os trabalhos nas concessões de São Pedro das Cabeças e Alcácer depois de os contratos específicos para estas áreas serem assinados entre as duas empresas.

Em fevereiro deste ano, quando o contrato foi assinado, o então presidente da EDM, Carlos Caxaria, explicou à Lusa que os trabalhos visam "a procura de jazigos de cobre, zinco ou chumbo e outros minerais associados".

Segundo Carlos Caxaria, o investimento da Eczacibasi ESAN vai trazer um "elevado benefício para Portugal", através do aumento do conhecimento da geologia do país, obtido durante os trabalhos prospeção e pesquisa, mas também pelo "desenvolvimento socioeconómico" de vários concelhos do Alentejo.

No âmbito do acordo assinado entre as duas empresas, a Eczacibasi ESAN assume 85% das três áreas detidas pela EDM na Faixa Piritosa Ibérica, uma das principais regiões mineiras da Europa, e do respetivo investimento, ficando a EDM com 15%, indicou.

A Eczacibasi ESAN, segundo o sítio oficial da empresa na Internet, foi fundada em 1978, tem presença em 40 países e, atualmente, detém mais de 20 minas, produzindo e exportando vários minerais, como o quartzo e a argila, e metais, como o zinco e o chumbo.

Tópicos
pub