Engarrafadores da Coca-Cola na Europa estudam fusão para reduzir custos

por Lusa

Três engarrafadoras da Coca-Cola na Europa, incluindo a Coca-Cola Iberian Partners, estão em conversações avançadas para se fundirem no futuro para reduzir custos, confirmaram fontes ligados ao processo, citadas pela Efe.

Segundo o jornal norte-americano Wall Street Journal, as três empresas envolvidas são da espanhola Coca-Cola Iberian Partners, que opera em Portugal e Espanha, a alemã Coca-Cola Erfrischungsgetränke e a Coca-Cola Enterprises, que opera na Europa ocidental.

O jornal norte-americano sublinha que ainda não são conhecidos os termos do acordo, mas que se especula que estará avaliado em milhares de milhões de dólares.

Só a Coca-Cola Enterprises tem um valor de mercado de 10.800 milhões de dólares.

O jornal recorda que esta operação ocorre num contexto de queda das vendas da multinacional nos mercados onde está presente, incluindo a Europa.

Neste sentido, a Coca-Cola tratou de fundir as pequenas engarrafadoras fora dos Estados Unidos para criar um negócio de maior dimensão e mais eficiente para poder comercializar melhor os produtos da companhia e que permita mais flexibilização na fixação dos preços e decisões sobre engarrafamento.

pub