Problema no simulador leva a valores diferentes nos reembolsos de IRS

por RTP

Há contribuintes que estão a receber um valor mais baixo no reembolso do IRS do que o previsto no simulador das finanças. O Ministério já admitiu o erro e dá uma nova oportunidade para ser corrigida a situação.

O sindicalista Paulo Ralha explicou na Antena 1 que se trata de um erro informático registado nas primeiras declarações entregues ainda na primeira semana de abril.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos há, em alguns casos, uma discrepância de valores no que respeita às declarações conjuntas ou em separado, uma vez que o programa informático estaria a assumir, por defeito, a entrega em separado quando o simulador contabilizava automaticamente as deduções do casal. 

O problema estaria, assim, no simulador, o que posteriormente provocou a que muitos contribuintes recebessem um valor inferior ao inicialmente indicado no momento da simulação.

O sindicalista Paulo Ralha aconselha os contribuintes a reclamarem ou verificarem a sua real situação junto dos serviços das finanças.

Outra das questões prementes nos reembolsos do IRS está relacionada com os prazos para que o dinheiro seja devolvido aos contribuintes.

Nas declarações de abril, segundo Paulo Ralha, e pelo que tem conhecimento, os reembolsos estão a decorrer dentro das metas anunciadas pelo governo, ou seja, até final do mês de junho e num prazo de 25 dias após a entrega da declaração.

No entanto, e em alguns casos, há eventuais atrasos que podem estar relacionadaos com a ausência do NIB (Identificação bancária) pertencente aos contribuintes em causa.

Ao início da tarde desta quinta-feira, o Ministério das Finanças veio reconhecer que houve uma falha no simulador do IRS que foi corrigida no primeiro dia da entrega das declarações, o que  poderá ter afetado alguns contribuintes.

As finanças dizem que os contribuintes podem agora entregar uma nova declaração e não vão sofrer penalizações.

Há a sublinhar, ma vez mais, que a falha a que se refere o Ministério das Finanças levou a que alguns contribuintes tivessem recebido um reembolso inferior ao que tinha sido indicado na simulação.

pub