Europa distingue eurocidade Chaves - Verín pela inovação na partilha de serviços

por Lusa

A eurocidade Chaves - Verín foi hoje distinguida, em Bruxelas, pelo desenvolvimento conjunto de um projeto de partilha de serviços e instalações que reforça a cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha.

Iniciado em 2007, com o objetivo de transformar os dois municípios vizinhos na eurocidade Chaves-Verín, o projeto luso-galaico foi considerado pelo júri, no âmbito da Semana Europeia das Regiões e Cidades -- Open Days, como o mais relevante na categoria CityStar -- Transforming Cities for future challenges, dos prémios RegioStars.

Os prémios vão ser entregues durante a cerimónia RegioStars Awards, que decorre entre as 19:00 e as 22:30 (18:00 e 21:30, hora de Lisboa), no Bozar -- Centre for Fine Arts, na presença da comissária para a Política Regional, Corina Cretu, e do presidente do júri, Lambert van Nistelrooij.

Os outros projetos premiados, todos apoiados por fundos da política de coesão da UE, são os seguintes: "Scandinavian Game Developers", que visa o desenvolvimento das pequenas e médias empresas (PME) na área da economia digital nas regiões de Midtjylland (Dinamarca) e Västsverige (Suécia); "PICSA", para promover a eficiência energética na Andaluzia (Espanha); e "Diritti a scuola", iniciativa inclusiva da região da Puglia (Itália) para assegurar a integração na sociedade das pessoas em risco de exclusão social.

Numa nota à imprensa, a Comissão Europeia (CE) salienta que Chaves e Verín "uniram forças para criar uma `eurocidade`, através de uma oferta comum de serviços e instalações municipais, incluindo eventos conjuntos culturais, comércio, desportos, atividades de lazer e turismo, e da promoção do empreendedorismo".

Segundo o executivo europeu presidido por Jean-Claude Junker, o projeto luso-galaico "demonstra que a integração institucional, económica, social e cultural de duas cidades transfronteiriças é possível e traz benefícios reais em termos de redução de custos, maior eficiência e uma oferta mais diversificada em serviços municipais para os seus cidadãos".

Globalmente, os quatro projetos premiados "são exemplares" nas áreas do apoio às PME, eficiência energética, inclusão social e desenvolvimento urbano.

"Não devemos esquecer que a nossa política será julgada pela sua capacidade de gerar crescimento e criar empregos", afirma a comissária Corina Cretu, citada na nota da CE.

Por sua vez, ainda no mesmo contexto, a comissária do Emprego e dos Assuntos Sociais, Marianne Thyssen, realça a importância do Fundo Social Europeu "para ajudar as pessoas no mercado de trabalho ou para sair da pobreza e da exclusão social".

Nesta oitava edição dos RegioStars Awards, a Comissão Europeia recebeu 143 candidaturas que foram depois avaliadas pelo júri com base em quatro critérios: inovação, impacto, sustentabilidade e parcerias. Os quatro vencedores das respetivas categorias foram escolhidos entre 17 projetos finalistas.

Organizado pelo Comité das Regiões e pela Direção Geral de Política Regional da CE, o Open Days, que decorre até quinta-feira, em diversos locais da capital belga, constitui o maior evento anual no calendário das regiões europeias, contando o programa com a cooperação do Parlamento Europeu, da presidência da União Europeia e de quase 200 regiões e cidades de mais de 30 países.

Tópicos
pub