Exportações do setor da Saúde ultrapassam os 730 milhões de euros

| Economia

Exportações aumentam no setor da saúde
|

As exportações do setor da Saúde relativas aos primeiros nove meses de 2012 ultrapassaram os 730 milhões de euros, um aumento de 8,6% face ao período homólogo do ano anterior. Os cálculos são do Health Cluster Portugal (HCP), com base em dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

A exportação de produtos farmacêuticos de base, de preparações farmacêuticas, de equipamentos de radiação, eletromedicina e eletroterapêutico e de instrumentos e material médico-cirúrgico colocam o setor da Saúde a crescer acima da média nacional de exportações de bens no mesmo período.

Para estes resultados tem contribuído decisivamente a dinâmica do HCP e dos seus 131 associados que reuniram esforços para transformar Portugal num player competitivo ao nível da investigação, conceção, desenvolvimento, fabrico e comercialização de produtos e serviços associados à Saúde.

É disto exemplo a forte aposta no Turismo de Saúde, através do Projeto “Healthy’n Portugal”, desenvolvido em parceria com a AEP – Associação Empresarial de Portugal, e envolvendo cerca de duas dezenas de parceiros, que foi aprovado pelo COMPETE no âmbito do QREN e que recentemente conquistou o apoio do Governo Português.

É de realçar que o valor de exportações agora apresentado não inclui a venda externa de soluções de e-health e de serviços – áreas nas quais Portugal já afirmou internacionalmente a sua excelência tecnológica e capacidade no domínio da inovação – assim como as vendas das empresas portuguesas sedeadas no estrangeiro.

Para o Diretor Executivo do HCP, Joaquim Cunha, “o crescimento consolidado das exportações confirma o potencial de Portugal como um player competitivo no setor da Saúde em nichos de mercado internacionais”.

Adianta ainda Joaquim Cunha que "o mercado da saúde está muito dinâmico e a transferência do conhecimento dos centros de investigação para as empresas está no bom caminho".Quatro mil milhões de negócios em 2020O HCP aponta como objetivo para o setor da Saúde, até 2020, o lançamento de 5 novos fármacos made in Portugal, de 50 dispositivos médicos e métodos de diagnóstico, e alcançar 4.000 milhões de volume de negócios, dos quais mais de 70% representarão exportações.

Constituído em 2008, o HCP agrega um número muito representativo de instituições de I&D, universidades, hospitais e empresas.

A presidência do HCP está a cargo de Luís Portela sendo que João Lobo Antunes e Manuel Sobrinho Simões asseguram a vice-presidência da associação.

Os atuais 131 associados do HCP incluem empresas farmacêuticas e de biotecnologia com um volume de negócios anual de 1.250 milhões de euros, empresas de dispositivos médicos e de serviços com um volume de negócios anual de 570 milhões de euros e entidades do sistema científico e tecnológico que empregam mais de 70% dos 2.500 doutorados do Setor da Saúde.
Health Cluster PortugalO Health Cluster Portugal é uma associação privada, sem fins lucrativos, fundada em 2008 e reconhecida no âmbito das Estratégias de Eficiência Coletiva do QREN, enquanto Polo de Competitividade e Tecnologia.

Tem como objetivo principal a promoção e o exercício de iniciativas e atividades tendentes à consolidação de um polo nacional de competitividade, inovação e tecnologia, de vocação internacional e, tendo presentes requisitos de qualidade e profissionalismo, promover e incentivar a cooperação entre empresas, organizações, universidades e entidades públicas.

A informação mais vista

+ Em Foco

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    O programa Artemis, da NASA, tem como objetivo regressar ao satélite natural da Terra e, simultaneamente, preparar a viagem a Marte.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.