Fábrica de Évora produz 1.ª peça no mundo para avião E175-E2 da Embraer

por Lusa

Évora, 28 jun (Lusa) -- A primeira peça no mundo para o protótipo do E175-E2, da 2.ª geração da família de aviões comerciais E-Jets da Embraer, foi hoje produzida numa das fábricas da empresa em Évora, anunciou a construtora aeronáutica brasileira.

"O fabrico da primeira peça do primeiro protótipo do Embraer E175-E2, hoje aqui em Évora, representou mais um momento especial para a empresa", disse à agência Lusa Paulo Marchioto, presidente da Embraer Portugal.

Esta peça, "a primeira feita no mundo" para este avião da empresa brasileira, "marca o início da construção do protótipo" do E175-E2, cuja entrada em serviço está prevista para 2020, acrescentou à Lusa outra fonte da empresa.

A peça, que faz parte do conjunto do "wing stub", que faz a ligação entre a asa e a fuselagem do avião, explicou, foi fabricada numa máquina fresadora na Embraer Metálicas, uma das duas fábricas da construtora aeronáutica na cidade de Évora.

Para Paulo Marchioto, "o início do fabrico do primeiro protótipo do E175-E2 vem acrescentar mais um modelo ao portefólio de aeronaves" da empresa que são fornecidas a partir de Portugal "e que incluirá também, no futuro próximo, importantes estruturas produzidas na Embraer Compósitos".

A peça fabricada hoje na cidade alentejana acontece depois de, já em outubro de 2014, a mesma fábrica de Évora ter produzido também a primeira peça, feita no mundo, para a família de aviões E-Jets E2, nesse caso específico para o primeiro protótipo do E190-E2.

A construtora aeronáutica brasileira tem em atividade em Évora, onde instalou também um centro de engenharia e tecnologia, uma fábrica de estruturas metálicas e outra dedicada a materiais compósitos, as quais estão a ser alvo, atualmente, de novos investimentos no valor global de 93,6 milhões de euros.

Os novos projetos visam, precisamente, ampliar as unidades e dotá-las de novas tecnologias e equipamentos no âmbito do novo programa de aviões comerciais da empresa, os E2.

No âmbito desta 2.ª geração de aviões da família E-Jets, na fase de produção em série, a Embraer Metálicas vai estar envolvida nos E175-E2, E190-E2 e E195-E2, produzindo os revestimentos da asa, o conjunto que faz a ligação entre a asa e a fuselagem (`wing stub`) e outras "peças e partes da própria asa, que será montada no Brasil", explicou Paulo Marchioto.

Já a participação da Embraer Compósitos nos E2 vai estar centrada no E175-E2, com o fabrico do "flap" e do "primeiro estabilizador horizontal" feito pela própria empresa nesse material para um dos seus aviões comerciais.

"Em agosto, vamos começar a instalar os equipamentos" para a linha de montagem que "vai fabricar o estabilizador horizontal", começando, depois, a produção "só mais à frente", disse hoje fonte da empresa.

Tópicos
pub