Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Fitch baixa rating do Reino Unido para AA com perspetiva negativa

por Lusa

Washington, 27 jun (Lusa) - A agência de notação financeira Fitch baixou hoje a classificação da dívida do Reino Unido de AA+ para AA, com perspetiva negativa, depois de os britânicos terem votado a favor da saída da União Europeia.

O `rating` com perspetiva negativa significa que a nota de crédito do Reino Unido pode descer ainda mais nos próximos dias.

Antes, também a Standard and Poor`s (S&P) - uma das três grandes agências de `rating` mundiais, a par da Moody`s e da Fitch -- tinha retirado ao Reino Unido a classificação de triplo A (a melhor possível), descendo a nota em dois níveis para AA.

A norte-americana Moody`s degradou a sua perspetiva sobre a qualidade creditícia do Reino Unido, de `estável` para `negativa`, na sexta-feira, o que significa que o `rating`, que está em `Aa1`, pode vir a descer novamente em breve.

Já a agência canadiana DBRS reafirmou o triplo A atribuído ao Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, reafirmando igualmente a perspetiva de `estável` das notações atribuídas à credibilidade creditícia britânica.

Os eleitores britânicos decidiram na quinta-feira que o Reino Unido vai sair da União Europeia (UE), com o `Brexit` a conquistar 51,9% dos votos no referendo, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

As notas das agências de `rating` constituem uma espécie de certificados de solvência e ditam as condições em que as empresas e os países acedem aos mercados.

Quanto mais baixa for a classificação, mais altas são as taxas de juros exigidas pelos credores.

Tópicos
pub