Galp engorda lucros para 310 milhões no primeiro semestre de 2015

por Carlos Santos Neves - RTP
De janeiro a junho deste ano, o investimento da petrolífera foi de 596 milhões de euros: a maior fatia coube a atividades de exploração e produção José Manuel Ribeiro - Reuters

A Galp Energia comunicou esta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários um lucro de 310 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano. É um acréscimo de 195 milhões face ao mesmo período de 2014. O investimento da petrolífera totalizou 596 milhões de euros.

A duplicação da produção no Brasil e melhores margens de refinação em território europeu explicam, segundo uma nota da Galp, o resultado líquido RCA - replacement cost ajustado que exclui eventos não recorrentes como ganhos ou perdas da venda de ativos, imparidades ou reposições de imobilizado e previsões de reestruturação ou mesmo ambientais.No termo do mês de junho, a dívida líquida da Galp Energia era de 1.493 milhões de euros, considerando como “caixa e equivalentes” o empréstimo à Sinopec, da China.


O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações – EBITDA – ascendeu a 844 milhões de euros em base RCA.

Quanto à produção total de petróleo e gás natural, regista-se um acréscimo de 59 por cento para 42,7 mil barris por dia. A produção líquida, responsável pela porção mais direta dos resultados da Galp Energia, cresceu em 71 por cento para 39,8 mil barris diários, mitigando assim os reflexos da desvalorização do crude.
Refinação e distribuição
Ainda durante a primeira metade de 2015, foram processados perto de 56 milhões de barris de matérias-primas. Ou seja, mais 40 por cento por comparação com o mesmo semestre do ano passado, quando a refinaria de Sines esteve parada para trabalhos de manutenção.

O volume de vendas a clientes diretos sofreu também um aumento de dois pontos percentuais relativamente aos primeiros seis meses de 2014, evolução associada ao crescimento das vendas no sector grossista.

A fatia das vendas de produtos petrolíferos no Continente Africano vale oito por cento do total, segundo os dados agora conhecidos.
África compensa
Segundo a Galp, cuja marca está atualmente em 1.437 estações de serviço, a abertura de postos de combustível em África compensou mesmo os fechos ocorridos em Portugal e Espanha.

Galp Energia e Partex estão incluídas, de resto, na lista de 37 operadoras pré-qualificadas para a licitação de dez blocos de produção de petróleo onshore em Angola. O anúncio foi feito há uma semana pela Sonangol.

Já na rubrica Gas & Power, as vendas de gás natural da Galp chegaram aos 4.064 milhões de metros cúbicos, mais quatro por cento do que no primeiro semestre do ano passado.

Em matéria investimento, a energética aplicou 596 milhões de euros. Destes, 94 por cento couberam a atividades de exploração e produção, designadamente no campo brasileiro Lula/Iracema.

c/ Lusa
Tópicos
pub