Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Gestão do fundo imobiliário do Aleixo vai custar 60 mil euros por ano

por Lusa

Porto, 27 set (Lusa) - A Assembleia Municipal do Porto aprovou na segunda-feira a proposta para a gestão do fundo imobiliário do Bairro do Aleixo passar da Gesfimo, do antigo Grupo Espírito Santo, para a FundBox, que receberá 60 mil euros por ano.

"A Gesfimo pediu um aumento de 12.500 euros por ano sobre os 75 mil que cobrava", disse o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

O aumento que a Gesfimo queria foi considerado "excessivo" e recusado, tendo a empresa mostrado "vontade para ser substituída como entidade gestora do fundo", designado Invesurb e no qual participam a Câmara e o grupo Mota-Engil.

A FundBox, que tem entre os seus acionistas a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Banco Efisa, foi a sociedade eleita para substituir a Gesfimo e, segundo Rui Moreira, encontra-se "certificada junto da CMVM", a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

A proposta - aprovada com 37 votos a favor, seis contra e duas abstenções - serviu de pretexto para a CDU, através do deputado Honório Novo, reafirmar a tese de que este fundo deve ser encerrado e a Câmara devia mesmo assumir "eventuais prejuízos".

Na ótica daquele deputado, tais prejuízos serão inferiores aos que a cidade terá se o fundo continuar.

Honório Novo disse ainda que "pouco ou nada se sabe" sobre a FundBox e acrescentou, sem detalhar, que há pessoas na vereação da Câmara do Porto que "têm sobre ele uma opinião que parece pouco abonatória".

Rui Moreira respondeu que desistir da operação prevista para o Aleixo teria como consequência "ficar sem casas, sem guito e ter de pagar indemnizações".

A intervenção prevista para o Bairro do Aleixo foi lançada pelo anterior executivo, presidido por Rui Rio, conduziu já à demolição de duas das cinco torres residenciais que ali havia, a primeira das quais em dezembro de 2011, e tem como finalidade reabilitar aquele espaço, retirando de lá os moradores e realojando-os noutros sítios.

Tópicos
pub