GNR apreende 850 quilos de folha de tabaco em Gondomar no valor de 165 mil euros

por Lusa

Porto, 25 nov (Lusa) -- A GNR apreendeu hoje numa fábrica em Gondomar 850 quilos de folha de tabaco, o suficiente para 850 mil cigarros, representando um valor aproximado de imposto em falta de 165 mil euros, anunciou aquela força policial.

Em entrevista telefónica à Lusa, fonte da GNR explicou que hoje, após duas buscas domiciliárias e outras duas não domiciliárias, foi detido um homem de 52 anos por "suspeita de prática do crime de introdução fraudulenta ao consumo" e foram apreendidos 850 quilos de folha de tabaco numa fábrica de transformação ilegal, em Gondomar, no distrito do Porto.

Durante a operação policial, a GNR apreendeu também 320 mil euros em numerário, 53 quilos de prata fundida, no valor estimado em 36 mil euros, uma arma em situação ilegal e 120 munições.

Dois computadores, sete equipamentos de telecomunicações, 60 maços de tabaco manufaturado, 160 maços de tabaco de corte fino, duas balanças e três máquinas de trituração de folha de tabaco foram as restantes apreensões de hoje em Gondomar, efetuadas pelo Destacamento do Porto da Unidade de Ação Fiscal da GNR.

"O suspeito foi detido em flagrante delito quando descarregava sete paletes com 850 quilos de folha de tabaco" e depois de presente às autoridades judiciárias ficou sujeito ao Termo de Identidade e Residência como medida de coação.

Segundo a mesma fonte da GNR, aquela polícia apreendeu, este ano de 2016, o equivalente a "cerca de 200 milhões de cigarros", quase 100 vezes mais do que em 2015, face à subida dos impostos sobre o tabaco.

O Estado arrecadou 569,2 milhões de euros nos primeiros cinco meses do ano com o imposto sobre o tabaco, mais 75% do que em igual período do ano passado.

O aumento do Imposto sobre o Tabaco terá resultado num aumento médio de um maço de cigarros de cerca de sete cêntimos, segundo cálculos efetuados pela consultora PricewaterhouseCoopers para a Lusa no início de fevereiro transato.

Tópicos
pub