Impasse sobre aumento da dívida sem efeitos no sistema político -- politólogos

| Economia

Por Nádia Dinis, da Agência Lusa

Lisboa, 30 jul (Lusa) -- O impasse político entre democratas e republicanos que pode lançar os Estados Unidos para o incumprimento não vai introduzir alterações significativas no sistema político do país, mantendo-se as clivagens entre ambos, consideram politólogos contactados pela Agência Lusa.

Adelino Maltez, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), aponta a "grande pluralidade contratual" dos senadores e representantes com o seu eleitorado: "O poder nos Estados Unidos é, de facto, contratual. Mesmo um senador ou um representante tem o seu contrato e ai dele se não o cumpre. Não é tanto de carneirada, como são os partidos de Portugal", aponta.

A informação mais vista

+ Em Foco

Meio século depois, o Parlamento soviético dos finais da Guerra Fria repudiou o Pacto. Decorridos mais 30 anos, Putin quer reabilitá-lo.

    A receita da venda desta madeira ultrapassará os 15 milhões de euros, que devem ser investidos na nova Mata do Rei.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.