Incubadoras do Norte de Portugal e Galiza juntam-se para criar rede de cooperação

por Lusa

As cerca de 200 incubadoras do Norte de Portugal e da Galiza vão juntar-se no próximo dia 20 na Maia para promover a criação de uma rede de cooperação que permita identificar e potenciar novas oportunidades de negócios.

"Será o pontapé de saída para uma colaboração que se quer permanente", explicou à Lusa Maria Geraldes, diretora do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal (AECT -- GNP) que promove o I Encontro de Incubadoras da Eurorregião.

Do encontro, que irá juntar 100 incubadoras do Norte de Portugal e 80 da Galiza, deverá sair uma Rede de Incubadoras da Eurorregião a funcionar na própria plataforma online do agrupamento e onde será possível às empresas trocar experiências e informação.

Na preparação do encontro foi feito um mapeamento das incubadoras da eurorregião, concluindo-se que "em 180 incubadoras com características distintas havia um volume muito grande de emprego criado e também de PME criadas e com experiência ao nível dos mercados", assinalou.

"Vimos aí oportunidade de criar um momento de fortalecimento das relações no Norte de Portugal e Galiza", destacou Maria Geraldes para quem o fórum da próxima semana será "uma grande oportunidade" para as empresas e incubadoras "perceberem que não estão isoladas e que se podem juntar".

Conhecer o território, dar visibilidade ao setor da criação de empresa, potenciar a cooperação e permitir a aprendizagem e possível internacionalização das incubadoras e negócios são alguns dos objetivos do encontro que juntará ainda "diversas entidades ligadas à banca e financiamento para mostrar possibilidades de apoio".

A iniciativa prevê também existência de espaços expositivos e para encontros bilaterais, com o propósito de permitir uma troca de experiências e a identificação de áreas de trabalho futuro.

"Vamos ter esta jornada virada para as incubadoras e dar instrumentos para poderem crescer e cimentar a sua posição na eurorregião", realçou a responsável do agrupamento que também no dia 20 divulga o resultado de um inquérito feito junto de todas as incubadoras para avaliar o seu impacto aos níveis económicos e de emprego.

O I Encontro de Incubadoras da Eurorregião Galiza -- Norte de Portugal irá decorrer nas instalações do TECMAIA -- Parque de Ciência e Tecnologia da Maia entre as 09:30 e as 17:00.

Tópicos
pub