Investidores Imobiliários preocupados com "populismo" em redor das lojas históricas

por Lusa

Lisboa, 06 jan (Lusa) -- A Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) manifestou hoje a preocupação dos investidores com o "populismo e os excessos que se podem cometer em torno da proteção das `lojas históricas`".

Em comunicado, a APPII indicou receber "preocupações que todos os dias chegam, vindas de todos os pontos do globo".

"Com efeito, estes [investidores] têm visto com bastante preocupação a volatilidade das políticas, nomeadamente em matéria de habitação, estranhando que neste país se mudem (e até se invertam) `regras a meio do jogo` como é o caso da criação de `lojas` que passam a ser `históricas`", notou a associação.

A APPII argumentou sobre os direitos de quem investiu em imóveis, que possam albergar as denominadas lojas históricas, "deitando por terra todo o investimento já realizado".

"Onerar os investidores desta forma apenas levará a que se inviabilize o arranque de muitos projetos de reabilitação fazendo com que os investidores procurem outros destinos para os seus investimentos", lê-se no texto.

No Parlamento, o grupo de trabalho da Habitação tem analisado três projetos de lei -- do PS, do PCP e do BE -- de proteção das lojas históricas e de alteração ao Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU).

Nos últimos dias, a Tabacaria Martins, um dos 63 locais classificados pela Câmara Municipal de Lisboa como Loja com História, tem sido notícia na imprensa pelo eventual encerramento depois da sua aquisição por um fundo imobiliário.

Tópicos
pub