José de Matos não gostou de ler recados do anterior Governo "através dos jornais"

por Lusa

Lisboa, 27 jul (Lusa) - O presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), José de Matos, disse hoje que não falou "através dos jornais" com os governos que conheceu enquanto gestor e não gostou quando o inverso aconteceu, o que diz ter acontecido.

"Não costumo falar com o Governo através dos jornais e também não gostei que o Governo falasse comigo através dos jornais", advogou o gestor, falando perante os deputados da comissão de inquérito à Caixa, que hoje escuta o ainda presidente do banco.

Em causa estava uma pergunta - do deputado socialista João Paulo Correia - sobre declarações do antigo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que em julho de 2015 havia demonstrado aos jornalistas preocupação sobre o facto de a Caixa Geral de Depósitos não ter à época começado a devolver o empréstimo estatal de recapitalização, de 900 milhões de euros (até 2017), ao contrário de outros bancos privados.

Antes, o presidente cessante da CGD havia revelado também ter recebido um telefonema de António Domingues, que vai ser o seu sucessor no cargo, a informar que tinha sido convidado pelo Governo para ir para o banco - algo que viria a aparecer em destaque na edição de 16 de abril do jornal Expresso.

"Soube de certeza no dia 16 de abril [que ia sair da CGD]. Eu estava em Nova Iorque, o Expresso publicou a notícia e não houve desmentido. Soube quando todos os portugueses souberam que possivelmente isso ia acontecer. Eu soube mais cedo, mas por mim ninguém soube mais cedo", assegurou José de Matos.

Tópicos
pub