Libra volta aos 1,20 dólares após queda para mínimo desde outubro

por Lusa

Londres, 16 jan (Lusa) - A libra esterlina estava a recuperar para 1,20 dólares depois de ter descido para o nível mais baixo desde outubro devido à eventualidade da primeira-ministra britânica, Theresa May, antecipar a saída do Reino Unido do mercado único.

Segundo analistas citados pela Efe, a libra recuou para níveis abaixo dos 1,20 dólares nos mercados asiáticos e britânico, mas depois das 8:30 TMG recuperou ligeiramente e estava a cotar-se a 1,20 dólares.

A moeda britânica também estava a cair face ao euro, estando a recuar no mercado de Londres 0,90% para 1,13 euros.

Desde o referendo de 23 de junho de 2016 para decidir a permanência ou saída do Reino Unido da União Europeia (UE), a divisa já perdeu 20% do valor face ao dólar, para níveis não registados desde 1985.

Em outubro último, a libra desceu até ao nível mais baixo ao cotar-se a l,19 dólares, tendo depois recuperado.

A volatilidade da libra hoje é explicada pela grande expetativa criada pelo muito esperado discurso que May fará na terça-feira para explicar o plano de negociações com Bruxelas sobre o `Brexit`.

Segundo os jornais britânicos de domingo, a chefe de Governo pode antecipar uma possível saída do Reino Unido do mercado comum europeu para poder controlar plenamente a imigração.

Ao discurso juntaram-se hoje os comentários do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, a favor de negociar um acordo comercial com o Reino Unido quando assumir funções na próxima sexta-feira.

Trump disse ao jornal The Times que o `Brexit` é uma "grande coisa" e que a queda da libra é "boa" para os negócios.

Nos últimos meses, o mercado de valores de Londres aumentou consideravelmente porque muitos exportadores britânicos beneficiaram com a queda da libra.

Questionado pelo The Times sobre um possível acordo comercial com o Reino Unido, Trump respondeu: "Absolutamente, muito rapidamente. Sou um grande admirador do Reino Unido. "Vamos trabalhar muito duramente para o ter rapidamente e fazê-lo bem. Bom para ambas as partes", disse Trump.

May indicou que vai ativar o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que dá início a um processo de negociação de dois anos para a saída de um país comunitário, para finais de março, pelo que o Reino Unido estaria fora do bloco na primavera de 2019.

Tópicos
pub