Lucros de petrolíferas dos EUA descem devido à queda do preço do petróleo

por Lusa

A petrolífera ExxonMobil, a maior dos Estados Unidos, anunciou hoje uma descida de 48% no seu lucro líquido entre janeiro e setembro, afetada pela queda dos preços internacionais do petróleo.

A Chevron, outra empresa norte-americana do setor, anunciou que fará uma redução de 6 mil a 7 mil funcionários a nível mundial e deu conta de uma diminuição de 67% nos lucros nos primeiros nove meses do ano, que passaram para 5.175 milhões de dólares, o que também se deve à queda dos preços do petróleo.

No trimestre mais recente, os lucros da Chevron foram de 2.037 milhões de dólares, menos de metade dos 5.593 milhões registados nos mesmos três meses do ano passado.

Já a ExxonMobil indicou em comunicado que teve um lucro de 13.370 milhões de dólares, quando no mesmo período do ano passado tinha registado 25.950 milhões de dólares.

A empresa com sede em Irving, Texas, teve um lucro por ação de 3,18 dólares, quase metade dos 6,04 que alcançara há um ano.

No terceiro trimestre, a ExxonMobil, terceira empresa com a maior capitalização bolsista nos Estados Unidos, a seguir à Apple e à Microsoft, teve lucros de 4.240 milhões de dólares, uma redução de 47% em relação ao mesmo período de 2014.

pub