Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Lucros do BNP Paribas aumentaram em 2015 para 6,7 mil ME

por Lusa

O BNP Paribas, um dos maiores bancos europeus, registou lucros líquidos de 6,7 mil milhões de euros em 2015, mais de um ano depois da multa recorde aplicada pelas autoridades norte-americanas.

O resultado traduz um aumento significativo face aos 157 milhões de euros apurados no exercício de 2014, depois de os resultados do banco francês terem sido fortemente penalizados pela histórica multa de 6,6 mil milhões de euros aplicada pelas autoridades dos Estados Unidos por violação de embargos a transações com alguns países, principalmente com o Irão.

Contudo, o valor de 2015 falhou a média das previsões dos analistas de 6,9 mil milhões de euros, compilada pela empresa de serviços financeiros FactSet.

Ao apresentar os resultados de 2015, o CEO do BNP Paribas, Jean-Laurent Bonnafe, afirmou: "O grupo acabou por revelar um bom resultado operacional, com as receitas a aumentarem em três áreas-chave".

As receitas aumentaram 9,6% para 42,9 mil milhões de euros em 2015, um valor ligeiramente acima das previsões dos analistas.

Tópicos
pub