Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Luís Araújo assume de forma temporária presidência do Turismo de Portugal

por Lusa

Lisboa, 12 fev (LusA) -- O gestor Luís Araújo, que ocupou nos últimos anos o cargo de administrador do grupo Pestana, vai assumir de forma temporária a presidência do Turismo de Portugal, disse à Lusa fonte do setor.

Na quinta-feira foi conhecido que João Cotrim de Figueiredo vai deixar a presidência do Turismo de Portugal, cerca de dois anos depois de ter sido escolhido para o cargo pelo anterior Governo.

A suceder a Cotrim Figueiredo ficará então Luís Araújo, que, no entanto, assumirá o cargo de modo interino, uma vez que terá de ser aberto um concurso pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) para a escolha de um nome em definitivo para a presidência do Turismo de Portugal.

A conclusão desse concurso pelo organismo que escolhe e valida os gestores públicos é que dirá se Luís Araújo continuará, ou não, em definitivo à frente do Turismo de Portugal.

A Lusa contactou fonte oficial do Ministério da Economia, que tem a tutela do Turismo de Portugal, que recusou fazer comentários.

Quanto à saída de Cotrim Figueiredo, na quinta-feira, numa nota à Lusa, o economista e gestor destacou o "sucesso do setor" do turismo nos últimos anos, tendo sublinhado "a grande competência demonstrada pelos seus colaboradores [do Turismo de Portugal] e pela despolitização das suas decisões técnicas".

No entanto, acrescentou que enquanto gestor profissional só poderia "aceitar assumir a responsabilidade por resultados se dispuser da independência de atuação técnica que é essencial ao sucesso de uma atividade tão competitiva e dinâmica como o Turismo, independentemente das legítimas orientações políticas emanadas pelo Governo em funções".

Tópicos
pub