Marca de calçado Josefinas dá nova vida a arte quase extinta de bordados do Vale do Sousa

por Lusa

Redação, 25 set (Lusa) -- A marca portuguesa de calçado Josefinas lançou um modelo de ténis bordados à mão por bordadeiras do Vale do Sousa, dando "nova vida" a uma arte que está quase extinta.

"Acreditamos em dar uma nova vida às artes de bem saber fazer em Portugal e acabámos por reinventar os sapatos usando as técnicas dos nossos mestres sapateiros. Sabíamos que este bordado feito à mão e tão rico estava quase extinto. Tínhamos de o recuperar de alguma forma e homenageá-lo", disse à Lusa Sofia Oliveira, uma das sócias da marca.

Filipa Júlio, Maria Cunha e Sofia Oliveira criaram em 2013 a Josefinas, que começou como um negócio de sabrinas feitas à mão por costureiras e sapateiros do Norte. Entretanto, além de vários modelos de sabrinas, o `portfolio` da marca passou a incluir também ténis e malas.

Até julho deste ano, quando abriram uma loja em Nova Iorque (Estados Unidos da América), os produtos eram vendidos apenas `online`, através do `site` da marca.

Com as bordadeiras do Vale do Sousa (zona que abrange cinco municípios do distrito do Porto e um do distrito de Aveiro), criou-se a `Rose Couture`, uma "edição muito especial", um modelo de ténis "mais delicado e mais feminino".

Encontrar as quatro bordadeiras com quem a marca trabalha "não foi fácil, porque é uma arte que está quase extinta".

"Mas encontrámos mulheres extraordinárias, que aprenderam a bordar com as suas avós. Cada rosa em cada sapatilha demora 16 horas a ser feita", contou Sofia Oliveira.

Esta não é uma edição limitada, mas cada par tem que ser feito por encomenda.

"Não fazemos qualquer tipo de `stock` das Josefinas Rose Couture, cada par é feito para a mulher que o encomenda, porque é um trabalho que demora algum tempo a ser feito, dado que tudo é feito à mão", referiu a responsável.

Um par Josefinas `Rose Couture` custa 495 euros, valor justificado pelas criadoras com o trabalho "muito minucioso, muito requintado e muito delicado" envolvido na conceção.

A edição `Rose Couture` foi lançada esta semana, mas a marca já recebeu "várias encomendas nacionais e internacionais".

Para isso, contou Sofia Oliveira, poderá ter ajudado o facto a `blogger` italiana Chiara Ferragni ter partilhado na rede social Instagram, na qual tem 6,6 milhões de seguidores, uma fotografia na semana da moda de Milão com uns `Rose Couture` calçados.

Os Estados Unidos são o principal mercado da marca, com cerca de 35% das vendas. Segue-se a Europa, com Reino Unido e Portugal em lugar de destaque.

Recentemente, as vendas têm crescido em mercados como Singapura, Hong Kong e Austrália.

JRS // ROC

 

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