Milhares de interessados no Nordeste do Brasil em conseguir nacionalidade portuguesa

| Economia
Milhares de interessados no Nordeste do Brasil em conseguir nacionalidade portuguesa

O conselheiro das Comunidades Portuguesas eleito pelo círculo do Nordeste do Brasil, José Miranda de Melo, adianta que só naquela região brasileira há milhares de pessoas interessadas em conseguir a dupla nacionalidade.

Em declarações à Antena1, José Miranda de Melo afirma que, se entrar em vigor a proposta do PSD para facilitar a concessão da nacionalidade portuguesa a netos de emigrantes, o número de portugueses no nordeste brasileiro pode triplicar e passar a ser de cerca de 40 mil.

Segundo o conselheiro, há vários fatores “que levam a que o interesse se manifeste mais fortemente nos últimos anos”. Entre os atrativos da nacionalidade portuguesa estão a possibilidade de ter passaporte europeu, de poder ir aos Estados Unidos sem visto, de poder estudar ou de fazer negócios mais facilmente na Europa.

A Assembleia da República debate esta quinta-feira alterações à lei da nacionalidade. Há três propostas em cima da mesa, nomeadamente a do PSD para facilitar a concessão da nacionalidade portuguesa a netos de emigrantes.

Relacionados:

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma sondagem da Universidade Católica aponta para o fim da hegemonia laranja na Madeira, apesar da vitória do PSD nas regionais (38%) do próximo domingo.

Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.