Ministro da Economia estima que metade do programa `Jessica` financie setor turístico

por Lusa

O ministro da Economia estimou hoje que cerca de metade dos 130 milhões de euros do programa de reabilitação urbana `Jessica` foram destinados à atividade turística, "não só hotéis, mas também para alojamento local".

Numa visita a três empreendimentos turísticos em Lisboa, cuja reabilitação foi cofinanciada pelo programa `Jessica` (Joint European Support for Sustainable Investment in City Areas), António Pires de Lima salientou que a regulamentação do alojamento local levou a que o setor turístico, "só nos últimos oito meses, visse nascer cerca de 18.000 entidades" em todo o país.

"Muitas delas provavelmente já existiam, faziam parte do que nós chamávamos a economia informal e são seguramente mais uma opção de escolha para quem nos visita", afirmou o governante, no fim de uma caminhada entre o Bairro Alto e Alfama.

O Heritage Apartmens, na Rua de São Pedro de Alcântara, junto a um dos principais miradouros para a Baixa lisboeta, abriu portas em dezembro de 2013 e possui quatro apartamentos de luxo para utilização turística.

O imóvel foi reabilitado com um apoio de 328 mil euros do Jessica, num investimento total de 1,5 milhões, com a renovação de todo o interior e manutenção das fachadas.

Segundo Maria João Rebelo, da empresa que possui três prédios do mesmo género no centro de Lisboa, um apartamento com capacidade para seis pessoas pode ser alugado por 192 euros por dia.

O secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, que acompanhou o ministro na caminhada a pé pela Baixa, adiantou que, dos 18.128 alojamentos locais registados no país, "cerca de 50% são na região do Algarve".

O Hotel de Santiago de Alfama abriu há cerca de um mês e, num investimento total de 3,5 milhões de euros, foi apoiado em 1,1 milhões pelo programa Jessica.

A unidade hoteleira, que aproveitou apenas alguns elementos estruturais de uma antiga unidade fabril, possui 19 quartos e restaurante.

O antigo Convento do Salvador, também em Alfama, está a ser convertido em hotel e centro de Juventude para a Educação Artística, num imóvel cedido pela Câmara de Lisboa e apoiado pelo Jessica com 1,3 milhões de euros, num investimento total de 2,7 milhões.

No final da visita, António Pires Lima salientou que os três empreendimentos, num programa com mais 130 em todo o país, representam "projetos de investimento que totalizam sete milhões de euros, dos quais cerca de dois milhões, um terço, foram financiados através do fundo `Jessica`", ativado em 2012 para a reabilitação urbana.

O ministro notou que o programa consiste num "fundo que é reversível", através de empréstimos para apoiar para reabilitar a malha urbana de muitas cidades, com juros muito baixos e prazos de pagamento até 12 anos.

O governante argumentou que a nova legislação do alojamento local permitiu "abrir e liberalizar o setor" do turismo, dinamizando a economia, e recusou que a `arruada` promovida durante a tarde pela Baixa lisboeta tivesse qualquer propósito de "campanha eleitoral", pois não estava presente qualquer "candidato" às próximas legislativas.

 

Tópicos
pub