Ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil chega ao Japão com economia na agenda

por Lusa

Tóquio, 28 jul (Lusa) -- O ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil, Mauro Vieira, iniciou hoje uma visita de dois dias ao Japão, de forte pendor económico e que marca o fim da sua viagem pela Ásia.

Vieira, cuja visita decorre numa altura em que se comemoram os 120 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão, aterrou esta madrugada no aeroporto de Narita, vindo o Vietname.

O diplomata brasileiro deve reunir-se hoje com representantes da liga parlamentar Japão-Brasil e visitar a exposição "Oscar Niemeyer -- O homem que construiu Brasília", no Museu de Arte Contemporânea de Tóquio.

Vieira reúne-se também com o ministro da Agricultura japonês, Yoshimasa Hayashi, três semanas depois de Katia Abreu, responsável pela mesma pasta no Brasil, ter visitado o Japão com o fim de reabrir o mercado japonês à carne processada brasileira (suspenso desde 2012) e conseguir que Tóquio autorize, pela primeira vez, a importação de carne fresca de vaca do país da América Latina.

Mauro Vieira encontra-se ainda com o seu homólogo japonês, Fumio Kishida, terminando uma visita caracterizada por uma "intensa agenda bilateral nos campos da ciência, tecnologia e inovação", segundo o ministério brasileiro.

Tópicos
pub