Moody`s mantém `rating` do BCP inalterado em reação ao aumento de capital

por Lusa

Redação, 23 jan (Lusa) - A agência de notação financeira Moody`s manteve inalterado o `rating` do Banco Comercial Português (BCP) na sequência da operação de aumento de capital anunciada pelo banco há duas semanas e que já está em curso.

"A Moody`s Investors Service confirmou hoje os `ratings` de depósitos de longo prazo e da dívida senior em `B1`", lê-se na nota de análise da agência, que também mantém o `outlook` (perspetiva) da dívida de longo prazo e dos depósitos "estável".

"A decisão hoje tomada foi impulsionada pelo anúncio feito pelo banco a 09 de janeiro da aprovação de um aumento de capital de 1,33 mil milhões de euros, que está totalmente subscrito. Na opinião da Moody`s, esta transação vai permitir ao BCP fortalecer a sua capacidade de absorção de perdas face aos desafios ainda significativos no que toca à qualidade dos ativos, bem como reembolsar a última tranche de obrigações convertíveis (CoCos) subscritas pelo Estado português em 2012", cujo montante ascende a 700 milhões de euros", vincou a entidade.

Paralelamente, e devido ao reforço do capital anunciado pelo BCP, a Moody`s subiu uma série de outros `ratings` do banco português: a avaliação de crédito (BCA) de `b3` para `b2`, o programa subordinado de `Caa1` para `B3`, e as ações preferenciais de `Caa3` para `Caa2`.

Tópicos
pub