Nicolau Santos diz que declarações de Passos não atingem solidez da Caixa

por Sandra Henriques

Foto: José Manuel Ribeiro/Reuters

O comentador da Antena 1 de assuntos económicos considera que o primeiro-ministro poderia ter manifestado a sua preocupação de outra forma.

Nicolau Santos lembra que a Caixa Geral de Depósitos é o “único banco do sistema financeiro português detido a 100 por cento pelo Estado”.

“Se o primeiro-ministro está preocupado com a Caixa Geral de Depósitos, tem a possibilidade através do Ministério das Finanças ou dos seus representantes da assembleia-geral da Caixa Geral de Depósitos para fazer chegar essas preocupações à administração do banco público”, refere.

Ouvido pela jornalista Augusta Henriques, o comentador garante que “não está em causa a solidez” da instituição e que não há qualquer razão para haver uma corrida aos depósitos.

Segundo o diretor-adjunto do semanário Expresso, apenas não foi muito feliz que o primeiro-ministro tenha manifestado publicamente a sua preocupação quanto ao facto de o banco ainda não ter feito qualquer reembolso.

“O último banco que terá problemas no sistema financeiro português é a Caixa Geral de Depósitos por ser detida pelo Estado”, acrescenta, recordando que nesta legislatura já foram inclusivamente feitos aumentos de capital.

Este comentário surge depois de o primeiro-ministro ter dito em entrevista ao Jornal de Negócios que está preocupado com o facto de a Caixa Geral de Depósitos ser o único banco que ainda não devolveu qualquer parte do empréstimo que recebeu do Estado.
pub