Novo Banco: Presidente do BCP diz que prazo para entregar propostas "é curto"

por Lusa

Lisboa, 28 jun (Lusa) - O presidente executivo do BCP, Nuno Amado, considera que o tempo até à data limite para entregar propostas à compra do Novo Banco, esta quinta-feira, "é curto", sobretudo depois da vitória do `Brexit` no referendo britânico.

"A data limite para o Novo Banco é quinta-feira, ou seja, depois de amanhã. É uma data curta, ainda por cima com o `Brexit` deste fim de semana. Não é a data ideal, mas ainda faltam uns dias para haver propostas", afirmou hoje Nuno Amado aos jornalistas, à margem da Conferência Moçambique - Portugal, que decorre em Cascais.

Os candidatos a comprar o Novo Banco - o banco de transição que ficou com os ativos considerados menos problemáticos do ex-BES - têm até 30 de junho, esta quinta-feira, para apresentarem as suas propostas.

Segundo a imprensa, há seis candidatos interessados na venda direta, os quais pediram acesso à informação financeira confidencial, entre os quais BCP, Santander, BPI e o fundo norte-americano Apollo.

O Banco de Portugal tem como objetivo concretizar a venda do Novo Banco este verão, sendo que, no entanto, o prazo para fazer a alienação ainda se prolonga até agosto de 2017.

Caso não seja vendido, a hipótese de o Novo Banco integrar a esfera pública está em cima da mesa, dando tempo à instituição para se reestruturar a mais longo prazo antes de um novo processo de alienação.

O Novo Banco é presidido por Eduardo Stock da Cunha, que deverá sair da instituição ainda em julho para regressar ao britânico Lloyds Bank, do qual é trabalhador.

Tópicos
pub