Novo hospital do Funchal orçado em cerca de 340 milhões de euros

por Lusa

O Governo Regional da Madeira entregou hoje no Ministério das Finanças, em Lisboa, a candidatura do projeto de interesse comum para construção do novo hospital do Funchal, orçado "na ordem dos 340 milhões de euros".

Segundo o secretário Regional das Finanças e da Administração Pública, Rui Manuel Gonçalves, o orçamento do novo hospital do Funchal inclui "a construção, os equipamentos, as expropriações e também todos os custos associados aos projetos".

Antes da entrega do projeto no Ministério das Finanças, Rui Manuel Gonçalves disse aos jornalistas que espera ter uma decisão do Governo da República sobre o financiamento do novo equipamento de saúde até setembro deste ano.

No âmbito do encontro, o secretário Regional da Saúde, João Faria Nunes, indicou que o novo hospital da Madeira vai ter 558 camas, entre as quais 70 de cuidados intermédios e intensivos.

O equipamento vai ser construído nos terrenos de Santa Rita, nos arredores da cidade do Funchal.

Para João Faria Nunes, a nova infraestrutura vai estar localizada numa área "com muito boa acessibilidade e com boa exposição solar", permitindo que no futuro o hospital seja "autossustentável do ponto de vista energético".

Segundo a lei, os projetos de interesse comum são aqueles que são promovidos por razões de interesse ou estratégia nacional, "suscetíveis de produzir efeito económico positivo para o conjunto da economia nacional", e que podem ter impacto na diminuição dos custos da insularidade ou relevância especial em áreas sociais, ambientais, de desenvolvimento tecnológico, de transportes e de comunicações.

Os projetos a financiar - pelo Estado - são objeto de candidatura.

Tópicos
pub