PCP confia em "solução" para fim da sobretaxa de IRS e reposição de cortes salariais

por Lusa

Lisboa, 25 nov (Lusa) - O líder comunista, Jerónimo de Sousa, mostrou-se hoje convicto numa "solução", até "regimental" no parlamento, para a nova maioria de esquerda lidar com a eliminação da sobretaxa de IRS e a reposição salarial na função pública e sua progressividade.

Em causa estão os diferentes ritmos na devolução de rendimentos aos cidadãos defendidos pelo PS, com responsabilidade governativa, e BE, PCP e PEV, que apoiam os socialistas na Assembleia da República, podendo os diplomas baixar à discussão na especialidade sem votação na generalidade, por exemplo, a fim de serem mais consensualizados.

"Durante as reuniões de trabalho, alcançámos a convergência que alcançámos. Foram atingidos objetivos comuns, que se separam na questão do tempo, do `quando`, mas estaremos disponíveis para ser encontrada uma solução legislativa que respeite esse princípio da devolução dos salários, pensões e reformas e para a carga fiscal injusta que foi aplicada por PSD/CDS aos trabalhadores e reformados", declarou Jerónimo de Sousa.

O secretário-geral do PCP, frisando que o seu partido esteve e estará "sempre contra a manutenção dos cortes nos rendimentos", esclareceu que há o compromisso de "rejeição de qualquer moção de rejeição do programa do Governo do PS apresentada por PSD e CDS" e que "nunca esteve em cima da mesa moção de confiança".

"No quadro da discussão, tanto no plenário como na comissão [parlamentar] especializada, existe uma grande disponibilidade para encontrar a melhor solução que respeite este princípio que consideramos fundamental", especificou, ainda relativamente à legislação sobre devolução de regressão da sobretaxa de IRS e reposição dos cortes salariais na função pública.

pub