Permanência da TAP no Porto "em risco", avisa Rui Moreira

por João Fernando Ramos

Foto: Estela Silva - Lusa

Em entrevista ao programa Jornal 2, o presidente da Câmara do Porto refere que o desaparecimento de voos de médio curso terá "um impacto enorme" no setor empresarial e no turismo da região.

Rui Moreira considera que a descontinuação de voos de médio curso a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro coloca em risco a permanência da TAP no Porto. O autarca diz que atual administração da TAP "tem vindo a abandonar o aeroporto há pelo menos 12 anos".

Em causa está a suspensão de quatro voos de médio curso do Porto para Bruxelas, Milão, Roma e Barcelona, a partir de 27 de março. A Associação Comercial do Porto também já veio acusar a companhia aérea de estar a tentar "desviar" passageiros para Lisboa.

O presidente da Câmara do Porto exige saber se haverá ou não privatização da companhia aérea e se os planos da administração para a invicta se vão manter: "Se a TAP abandona o Porto, o Porto abandonará a TAP e terá de encontrar outras alternativas", alerta.
Setor empresarial vai sofrer consequências
Rui Moreira acusa ainda os responsáveis da TAP de "quererem concentrar toda a atividade no hub de Lisboa" a fim de justificar a construção de um novo aeroporto na capital.

Moreira aponta o dedo a uma administração "obsessiva" no sentido de querer "condições diferentes" nas duas cidades, sem ter em conta os bons resultados e elevada procura no norte do país.

O autarca vai mais longe e refere que a supressão dos voos de médio curso é um ataque "muito forte" ao aeroporto e que "irá esvaziar de competências aquela que é a região mais exportadora do país".
pub