Pires de Lima quer recuperar "intensidade" dos vistos gold

por Antena 1

Foto: Reuters/Rafael Marchante

O ministro da Economia espera que as questões regulamentares que levaram à suspensão da atribuição dos vistos 'gold' sejam resolvidas para que "este programa possa recuperar a intensidade".

A atribuição dos vistos 'gold', também conhecidos como dourados, está suspensa desde 1 de julho e só será retomada com a publicação do "diploma regulador" da Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI), segundo fonte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Questionado sobre o assunto, António Pires de Lima afirmou que, "de facto, não é positivo que tenham surgido questões, dúvidas e processos" relativamente à atribuição dos vistos dourados, uma vez que este é "o programa mais bem sucedido de vistos de investimento imobiliário".

"Esperamos muito francamente que do ponto de vista regulamentar" fiquem "resolvidas as questões, para que este programa possa recuperar a intensidade que tinha e teve durante os anos de 2013 e 2014", sublinhou.

Este programa "foi realmente importante para reativar o mercado imobiliário", nomeadamente o mais qualificado.

Entretanto, o Sindicato dos Funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SINSEF) exigiu hoje um esclarecimento público do diretor nacional do SEF sobre notícias que indicam uma diminuição drástica de concessão dos chamados vistos 'gold'.

(com Lusa)
pub