Portugueses gastaram 500 milhões de euros via multibanco nas férias no estrangeiro

por Lusa
Heino Kalis - Reuters

Lisboa, 27 set (Lusa) - O número de transações de multibanco efetuadas pelos portugueses no estrangeiro no período de férias aumentou 8% este ano face ao ano passado, tendo sido gastos 500 milhões de euros nestes pagamentos no exterior, segundo a SIBS.

De acordo com um comunicado hoje divulgado pela gestora da rede de multibanco em Portugal, a SIBS, a maior parte das transações de multibanco realizadas no estrangeiro teve origem em França (16%), seguindo-se o Reino Unido (7%), Espanha (3%), Holanda e Alemanha (3%).

Já quanto às transações feitas por estrangeiros em Portugal entre junho e agosto de 2016, a SIBS indica que a maioria delas foi realizada no distrito de Lisboa (29%), seguindo-se o de Faro (19%) e o do Porto (14%).

No caso de Lisboa, a maioria das transações realizadas no distrito foram através de cartões de França, seguindo-se os do Reino Unido e de Espanha, havendo também "uma forte predominância de transações de cartões dos Estados Unidos da América".

Já no distrito de Faro, a maioria das transações foram feitas com cartões do Reino Unido, havendo também muitas transações de cartões de França, Espanha e Irlanda.

Quanto ao distrito do Porto, predominaram as transações feitas com cartões franceses, "muito provavelmente correspondendo a maioria a emigrantes portugueses que regressam ao seu país no verão".

Estes dados foram recolhidos pela SIBS entre junho e agosto deste ano e teve em consideração todos os levantamentos e compras físicas realizados com cartões processados pela SIBS.

Tópicos
pub