Preço da água baixa 3 a 11% em Santo Tirso a partir de abril

por Lusa

Santo Tirso, Porto, 18 jan (Lusa) - O preço da água vai descer três a 11% a partir de abril em Santo Tirso, indicou hoje o presidente da câmara, Joaquim Couto, apontando que a medida custará ao orçamento municipal cerca de 200 mil euros.

Os primeiro, segundo e terceiro escalões terão uma descida de 11%, enquanto para o quarto e para os "não domésticos" a descida é de 3%.

Joaquim Couto estimou, em conferência de imprensa, que a poupança dos agregados familiares pode chegar a 50 euros/ano no primeiro caso e rondar os 70/80 euros na segunda situação.

Esta medida será aplicada a cerca de 75% da população de Santo Tirso, distrito do Porto, pois em causa estão os consumidores abrangidos pela concessão da empresa Indaqua.

Segundo Joaquim Couto, além desta descida também está previsto o lançamento de uma tarifa social e de uma dedicada a famílias numerosas.

O autarca acredita que 12 a 13 mil consumidores serão beneficiados pela descida de 11% (primeiro, segundo e terceiro escalões), enquanto são 1.000 os do quarto escalão, logo a beneficiar de menos 3% no preço da água.

Quanto aos "não domésticos", tratam-se essencialmente de micro e pequenas empresas, num total de cerca de 2.000.

"Uma vez que os Governos não trataram de fazer uma convergência nos tarifários, nós consideramos que o deveríamos fazer. Estimamos que isto vai custar ao orçamento municipal cerca de 200 mil euros por ano. Estamos em condições de fazer isto porque temos capacidade financeira e equilíbrio. Trata-se de mais um amortecedor social que Santo Tirso implementa", disse o presidente da câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto.

Esta medida entra em vigor em abril e até lá os preços da água em Santo Tirso, distrito do Porto, mantém-se face ao ano passado.

Tópicos
pub