Produção superior do melão casca de carvalho em 2016 pode dificultar escoamento

por Lusa

A produção de melão casca de carvalho deste ano é superior à habitual, o que pode dificultar o escoamento do produto em tempo útil, admitiu hoje, em Penafiel, José Rocha, da Direção Regional de Agricultura do Norte.

O técnico explicou à Lusa que os melões este ano foram plantados mais tarde devido às especificidades do clima e que, por isso, há nesta altura uma quantidade superior daquele fruto.

"Estamos no pico da produção", comentou.

Falando na Agrival, a propósito do concurso do melão casca de carvalho que hoje se realizou, José Rocha explicou que aquele fruto, ao contrário do melão comum, tem de ser colhido maduro e fresco.

O melão casca de carvalho do Vale do Sousa, acrescentou, só se aguenta em boas condições durante cinco dias, o que dificulta o seu escoamento em tempo útil.

Acresce que apenas 20% dos melões colhidos reúnem boas condições para ser consumidos.

Por isso, no dia 3 de setembro, vai realizar-se, pela primeira vez, uma feira de melão casca de carvalho, em Penafiel, no Largo da Ajuda, onde poderão ser adquiridos exemplares de boa qualidade de toda a região do Vale do Sousa, prometeu.

No concurso de hoje superou-se o número habitual de concorrentes no certame, oriundos de Lousada, Paredes, Penafiel, Felgueiras e Penafiel.

Vinte produtores submeteram ao veredicto do júri os seus melões, com a avaliação vários critérios, sob olhar atento dos responsáveis da Confraria do Melão Casca de Carvalho.

O técnico explicou à Lusa que aquele tipo de melão, que se produz exclusivamente nas zonas do Vale do Sousa, Barcelos, Famalicão e Vila Verde, reúne características únicas, nomeadamente o facto de ser menos doce, ter gás, ser apimentado e com mais fibra.

"É um melão que está adequado à gastronomia da região de Entre Douro e Minho, acompanhado de vinho verde e petiscos", afirmou.

José Rocha apelou, por outro lado, às várias entidades envolvidas no processo de certificação, das três sub-regiões, para chegarem a acordo, frisando não fazer sentido avançar cada uma por si, atendendo à diminuta produção.

O peso médio de cada melão ronda os cinco quilogramas, mas alguns chegam a pesar nove, de acordo com os produtores ouvidos hoje pela Lusa.

Cada exemplar pode custar, em média, 25 euros.

 

 

Tópicos
pub