Produtores de leite consideram medidas insuficientes

por Sandra Henriques

Foto: Darren Staples/Reuters

A Aprolep – Associação dos Produtores de Leite de Portugal defende que estes profissionais precisam de mais ajudas devido ao fim das quotas leiteiras.

Em declarações à Antena 1, o presidente da Aprolep comenta o anúncio da ministra da Agricultura de que pretende criar uma frente conjunta com Espanha, Itália e França para criar um plano de ação do leite.

“Parece-nos uma medida positiva, que peca por tardia. Há cinco meses que estamos a alertar para a crise muito grave que o setor está a viver. O seu impacto depende do valor”, refere Carlos Neves.

O dirigente recorda que “estava previsto uma ajuda de 80 euros por vaca”, mas que “em Espanha foi anunciada uma ajuda de 300 euros por vaca, que é várias vezes superior”.

“Esse tipo de ajudas que foi anunciado para Espanha era importante estudá-la em Portugal para os produtores, que estão a pensar fechar portas. Estão desesperados”, sublinha.

A ministra Assunção Cristas reúne-se esta sexta-feira em Madrid com os homólogos espanhol, italiano e francês para discutir o tema. A próxima cimeira de ministros da Agricultura da União Europeia está marcada para o dia 7 de setembro, em Bruxelas.
pub