Proprietários falam em "ataque total à propriedade privada"

por RTP

O presidente da Associação Lisbonense de Proprietários, Menezes Leitão, não concorda com o congelamento das rendas mais antigas que considera ser uma "cegueira ideológica e um ataque total à propriedade privada".

Menezes Leitão afirma que esta medida do Governo "vai ter como consequência óbvia o acabar com o mercado do arrendamento em Portugal".

"Relativamente aos inquilinos com carências económicas, que o Governo diz que pretende proteger, a verdade é que eles já estão protegidos. Porque existe um decreto-lei de 2015 que garante aos inquilinos, como obrigação do Estado, o pagamento de um subsídio que cobre toda a diferença entre a renda que o senhorio poderia pedir e a renda que presentemente pagam", acrescentou.

O presidente da Associação Lisbonense dos Proprietários acusa o Governo de "ter uma cegueira muito grande contra a propriedade privada" e o que faz "é abolir a Segurança Social do Estado e transferi-la para os proprietários".

"O congelamento das rendas é como a droga e quando um país se mete nele dificilmente consegue sair. E neste momento o Governo e os partidos que o sustentam querem mais uma dose", sublinhou.

Menezes Leitão frisa que as medidas anunciadas pelo Governo, o congelamento das rendas e as rendas mais acessíveis à classe baixa vai levar à destruição do mercado de arrendamento.




pub