PSI20 perde mais de 5% influenciado pela Ásia e em linha com a Europa

por Lusa

Lisboa, 24 ago (Lusa) - O PSI20, principal índice da bolsa portuguesa, seguia hoje ao início da tarde a perder 5,21% para 5.012,56 pontos, registando o valor mais baixo desde 07 de janeiro, em linha com as principais praças europeias.

As fortes perdas registadas pelas bolsas de Xangai e Hong Kong estão a influenciar negativamente as principais praças europeias, com os futuros dos mercados acionistas norte-americanos a apontarem uma tendência de baixa na abertura, que acontece dentro de menos de uma hora.

Cerca das 13:37, a bolsa portuguesa derrapava mais de 5%, para os 5.012,56 pontos, o valor mais baixo desde 07 de janeiro deste ano, quando tocou nos 4.606,25 pontos, com todos os títulos no vermelho.

A Altri e a Pharol, antiga PT SGPS, lideravam as perdas, recuando mais de 7%, seguidas da Portucel, Banif, Sonae e Jerónimo Martins, que deslizavam mais de 6%.

A Galp Energia, NOS, BPI, BCP e CTT perdiam mais de 5%.

A EDP Renováveis e a Semapa eram os títulos que menos perdiam na bolsa portuguesa, embora recuassem mais de 2%, seguidas da Ren, que desvalorizava 3,0%.

A EDP, as construtoras Teixeira Duarte e Mota-Engil e a Impresa recuavam mais de 4% no início da tarde.

No seguimento da recente desvalorização do yuan pelo Banco da China, que levou à queda global das bolsas, agora a medida do Governo chinês - permitir que os fundos de pensões públicos no país pudessem adquirir (até 30%) em ações - "não teve os resultados esperados" e "aprofundou a desconfiança" dos investidores, adiantaram hoje analistas citados pela Bloomberg.

Lisboa lidera as perdas das principais praças europeias, que seguiam a perder mais de 4%, castigada pelo desempenho da economia chinesa.

Tópicos
pub