Reforma do Estado prevê descida do IRS se consolidação orçamental não for afetada

| Economia
Reforma do Estado prevê descida do IRS se consolidação orçamental não for afetada

A ver: Reforma do Estado prevê descida do IRS se consolidação orçamental não for afetada

O Governo quer baixar o IRS até 2015. A medida está no documento da Reforma do Estado, a que a agência Lusa teve acesso, e que vai ser divulgado ainda hoje pelo governo. O Governo adianta que tem consciência da necessidade de criar condições para inverter a trajetória de agravamento do IRS, o que não poderá pôr em causa a consolidação orçamental.

O executivo tem 120 medidas calendarizadas e vai nomear uma comissão de reforma da Segurança Social para "consolidar uma proposta de reforma" do sistema de pensões, que só pode avançar "quando o crescimento do PIB atingir os 2%". No Conselho de ministros desta quinta-feira, Paulo Portas adiantou que o executivo vai discutir com os parceiros sociais uma reforma da Segurança Social que introduza o "plafonamento parcial e voluntário" das contribuições.

A informação mais vista

+ Em Foco

Foram mais de três horas de debate a cinco mas sem grandes novidades. Le Pen defendeu o fim da imigração. Macron foi atacado pelas ligações à banca.

Onde reside "o verdadeiro problema estrutural" da UE? O comentador da RTP Filipe Vasconcelos Romão situa-o na "incapacidade" do projeto europeu para estabeler laços com os cidadãos.

Estarão os nossos equipamentos comprometidos? O especialista em cibersegurança Pedro Queirós alerta para um problema "assustador".

    Em São Bento, uma fotografia denuncia a localização da Fundação Mário Soares, uma instituição de utilidade pública, cujo futuro está ainda a ser pensado.