Regantes do Norte de Portugal criaram federação para ganhar dimensão e voz

| Economia

Os representantes de nove associações de regantes decidiram juntar-se para ganhar dimensão e voz na nova Federação De Regadios Públicos do Norte (FRPN) apresentada hoje, em Trás-os-Montes.

A cerimónia decorreu no Vale da Vilariça, no Distrito de Bragança, um dos vales mais férteis do país que, desde há décadas, tem no regadio o principal constrangimento.

A Associação de Beneficiários do Vale da Vilariça é um dos membros da nova federação, junto com as associações da Veiga e Rego do Milho de Chaves, a Temilobos de Armamar, Macedo de Cavaleiros, Burgães de Vale de Cambra, Alfândega da Fé e da Camba, no mesmo concelho, e A. H. Sabariz/Cabanelas de Viana do Castelo.

O anfitrião da apresentação pública, Fernando Brás, explicou à Lusa que a federação "visa complementar aquilo que cada uma das organizações individualmente não pode fazer, prestar serviços aos beneficiários e ganhar escala".

A formação e a modernização da gestão dos sistemas de regas são alguma das apostas dos novos parceiros que esperam também conseguir "ganhar voz" e ultrapassar "as dificuldades em se fazerem ouvir", nomeadamente junto do Ministério da Agricultura para resolver problemas locais.

Um exemplo apontado pelo presidente da Associação de Beneficiários do Vale da Vilariça é o do reforço de uma das barragens do regadio desta zona, a da Burga, que há mais de um ano "carece apenas de autorização do Ministério da Agricultura" para avançar com a construção de um dique para aumentar a reserva de água.

Esta é a principal barragem do bloco de rega que beneficia a maior parte da zona de regadio do vale e, em 2012, ficou praticamente sem água pondo em risco a rega e produção, sobretudo de pomares.

"Pensar em agricultura sem água é impensável, além da modernização", defendeu o dirigente associativo, indicando que a federação propõe-se tratar os problemas em conjunto.

A nova organização está ainda em fase de instalação e deverá elaborar nas próximas semanas um documento com as orientações para o regadio de toda a região para enviar também ao Ministério da Agricultura, segundo adiantou.

Tópicos:

Beneficiários Vale, Cavaleiros Burgães Vale Cambra Alfândega, Trás, Veiga Rego Milho Chaves,

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma sondagem da Universidade Católica aponta para o fim da hegemonia laranja na Madeira, apesar da vitória do PSD nas regionais (38%) do próximo domingo.

Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.