Região Coimbra quer maior envolvimento nos programas de valorização territorial

por Lusa

Coimbra, 21 out (Lusa) -- A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra defende um maior envolvimento destas entidades e das autarquias no processo de gestão dos Programas de Valorização Económica e Territorial.

No entender do Conselho Intermunicipal da CIM da Região de Coimbra, que reuniu na quinta-feira, a gestão destes programas "deve ter um maior envolvimento das Comunidades Intermunicipais e das autarquias na definição dos recursos e critérios que servem de base à delineação dos programas de apoio e na escolha dos territórios alvo de financiamento e respetivo volume de investimento".

Atendendo ao "enfoque temático nos recursos endógenos", a incidência territorial destes programas é considerada pela CIM "de enorme relevância".

"Através da sua aplicação é possível o fomento, de uma forma sustentável, da competitividade dos territórios, através da dinamização de atividades económicas inovadoras e alicerçadas na valorização de recursos endógenos, nomeadamente recursos naturais, património histórico e saberes tradicionais, entre outros", explica.

De forma a "não ser desperdiçada uma oportunidade crucial" para o desenvolvimento do território de Coimbra, a CIM vai pedir reuniões à presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, e ao secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza.

Nestas reuniões pretende "analisar os recursos e a forma de os apoiar" e também "manifestar a máxima disponibilidade para o reforço da colaboração e da proximidade no processo de tomada de decisão".

Tópicos
pub