Rússia corta gás à Ucrânia, Ucrânia fecha espaço aéreo à Rússia

por RTP
Maxim Shemetov, Reuters

Com o Inverno à porta, a empresa russa Gazprom cortou o fornecimento de gás à Ucrânia, e exige à empresa ucraniana Naftogaz um novo pré-pagamento.

Segundo o presidente da Gazprom, Aelxei Miler, citado pela agência russa SputnikNews, às 10 horas da manhã de hoje "não foi recebido" um novo pré-pagamento de gás, como se esperava, nem tão-pouco "houve algum pedido de entregas de gás por parte da ucraniana Naftogaz".

A consequência é apresentada como automática: "Sendo assim, as entregas cessarão até ser recebido um novo pré-pagamento da companhia ucraniana".

Por seu lado, o primeiro ministro ucraniano Arseny Yatseniuk, citado pela agência Reuters, afirmou hoje que o seu Governo proibiria a Naftogaz de voltar a comprar gás à Rússia e que trataria de reduzir a sua dependência energética em relação à potência vizinha.

A Ucrânia proibiu, por outro lado, a utilização do seu espaço áereo por linhas aéreas russas, depois de já anteriormente ter acabado com os voos directos  de passageiros entre os dois países.
pub