Sindicato dos trabalhadores das bilheteiras da CP pedem maior adesão à paralisação de terça-feira

por © 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 07 nov (Lusa) -- O sindicato que representa revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP pediu hoje uma adesão "sem precedentes" à greve dos transportes desta terça-feira, em protesto contra o que consideram ser uma "clara ofensiva" do Governo contra estes trabalhadores.

Num comunicado enviado hoje, intitulado "Vamos parar o país", o Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) manifesta-se "indignado" por esta alegada "ofensiva que está a ser lançada pelo Governo contra todos os trabalhadores ferroviários", que dizem, estão a ser chamados a pagar "uma alegada crise" à custa dos direitos básicos e qualidade de vida, no que consideram também ser um "ataque sem precedentes" aos trabalhadores.

O sindicato diz que em causa estão medidas incluídas na proposta de Orçamento do Estado para 2012, no Plano Estratégico dos Transportes e nas alterações propostas ao Código de Trabalho.

Os responsáveis dizem mesmo que caso estas alterações se materializem, o conjunto de mudanças irá "levar ao desespero os trabalhadores ferroviários que diariamente lutam pela sua sobrevivência e respetivas famílias".

Entre as principais medidas com as quais o SFRCI diz não pactuar e estar "inapelavelmente contra", estão os cortes nos subsídios de natal e férias, a manutenção dos congelamentos salariais, a suspensão dos acordos de empresas, o encerramento de várias linhas e consequentes despedimentos.

pub