Standard & Poor`s baixa notação financeira da Volkswagen

por Lusa

A agência de notação financeira Standard & Poor`s (S&P) baixou hoje o `rating` da Volkswagen de A para A-, na sequência da construtora automóvel alemã ter manipulado os dados sobre as emissões poluentes nos seus veículos a diesel.

A S&P adiantou que também reviu em baixa a notação financeira de crédito a curto prazo, de A-1 para A-2.

"Também baixámos a nossa notação a longo e curto prazo dos instrumentos de dívida da Volkswagen", acrescentou a agência de `rating`.

A Standard & Poor`s coloca a construtora automóvel alemã na lista de observação com implicações negativas, depois da empresa ter admitido, em setembro, que instalou um `kit` fraudulento em automóveis a diesel para manipular as emissões poluentes.

A agência de `rating` baixou também a notação da sua subsidiária Volkswagen Financial Services e da nórdica Volkswagen Finans Sverige AB, que estão em observação com implicações negativas.

Os analistas da S&P consideram que a manipulação das emissões da Volkswagen (VW) poderá ter um impacto negativo nas suas vendas e preços, o que poderá afetar o crescimento do negócio e a rentabilidade da subsidiária de serviços financeiros, que financia 26,5% das vendas de automóveis VW em todo o mundo e 34% na Europa.

A Agência de Proteção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou, no passado dia 18 de setembro, a VW de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um `software` incorporado em veículos a diesel.

Dias depois, a Volkswagen reconheceu ter falseado os dados e anunciou que mais de 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo têm equipamento que permite alterar o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera.

Tópicos
pub