`Startup` da Uporto cria calçado adaptado para caminhar em qualquer lugar

por Lusa

Uma nova `startup` da Universidade do Porto desenvolveu um calçado de borracha, adaptado para todos os tipos de piso, fabricado em Portugal e que permite "caminhar confortavelmente em qualquer lugar".

A ideia para a `startup`, apresentada durante o Pitch Day, evento organizado pelo Parque para a Ciência e a Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), surgiu a partir de um sonho de infância do criador, que desde novo queria fazer sapatilhas.

Olivier Taco, responsável pela criação e pela `startup` (empresa em fase de desenvolvimento) IGUANEYE, explicou à Lusa que embora o calçado deixe uma grande porção do pé a descoberto, "protege todas as partes sensíveis".

No início, "o objetivo era criar uma sandália em que o pé ficasse o mais livre possível, mas os típicos chinelos de praia, embora permitam isso, limitam os movimentos", explicou.

Para colmatar essa falha, o designer foi aprimorando os protótipos ao longo dos anos, até chegar ao modelo atual.

O impulso para a criação da `startup` veio com a participação na Kickstarter - plataforma de `crowfunding` ou financiamento coletivo (obtenção de capital para iniciativas de interesse comunitário através da agregação de múltiplas fontes de financiamento) -, onde vendeu mais de 800 pares num mês.

Segundo o investigador, o nome IGUANEYE é inspirado na história dos índios da Amazónia, que utilizavam roupas impermeabilizadas, feitas de borracha, "antes mesmo de este material ter chegado para à Europa".

"Os índios mergulhavam os pés diretamente na borracha para fazer uma proteção, uma segunda pele, no que pode ser considerado as primeiras sapatilhas", acrescentou.

O calçado é feito com elastómeros sintéticos (produto à base de borracha), tem nove cores diferentes, tanto para o sapato como para as palmilhas, que o cliente pode personalizar a seu gosto.

Do material utilizado na fabricação, as palmilhas são provenientes de uma empresa da Trofa enquanto o calçado é fabricado em Vila Nova de Gaia.

A palmilha em cortiça e pele tem a propriedade de absorver a transpiração e, por baixo da mesma, existe um sistema próprio que permite a entrada de ar, fazendo com que a palmilha seque e "o pé não fica molhado no calçado".

O calçado é unissexo e está disponível nos tamanhos que vão do 34 ao 43, mas até ao fim do ano o designer pretende criar os moldes para fabricar até ao 45.

Neste momento o calçado é comercializado no Japão, nos Estados Unidos, na Áustria, na Noruega, na Tailândia, na Polónia e na República Checa.

 

Tópicos
pub